Importância do sistema imunológico no organismo

Imagem1O que é imunidade?

Imunidade é um dos mecanismos de proteção que nosso corpo tem contra as doenças, principalmente as infecciosas e é constituída por um conjunto de células, tecidos e moléculas, chamado de sistema imunológico. O sistema imunológico tem como função defender nosso corpo do ataque de agentes externos tais como vírus e bactérias, prevenindo infecções e inibindo as que já estão em andamento em nosso corpo.

Porque o sistema imunológico é importante?

Diariamente o corpo humano é exposto a muitos micro-organismos causadores de doenças. Estes micro-organismos podem vir tanto do ambiente, como, por exemplo, quando ficamos em lugares muito fechados, como dos alimentos que ingerimos e que não foram higienizados corretamente. Além disso, o ritmo de vida acelerado, estresse, má alimentação e sedentarismo são fatores que cada vez mais fazem parte do estilo de vida moderno e que podem diminuir as nossas defesas. Por isso, é importante que nosso corpo esteja com o sistema imunológico preparado contra tais situações que podem causar doenças.

Além de ser muito eficiente no combate a esses micro-organismos invasores, o sistema imunológico também é responsável pela “limpeza” do organismo, ou seja, a retirada e a destruição de células mortas e alteradas, além da renovação de determinadas estruturas.

Como funciona o sistema imunológico?

Para se defender contra as doenças que prejudicam a saúde, o corpo humano possui um sistema de defesa para nos proteger de agentes externos que podem invadir o nosso organismo e podem liberar substâncias nocivas. Cerca de 70% deste sistema de defesa encontra-se em nosso intestino. Assim que esses micro-organismos entram em contato com o nosso corpo, o sistema imunológico inicia sua batalha, recrutando as células de defesa e produzindo uma série de substâncias para impedir que os micro-organismos invasores entrem em nossa corrente sanguínea. Este processo é chamado de resposta imunológica e tem como objetivo eliminar qualquer substância ou micro-organismo invasor.

Fatores que influenciam a nossa imunidade

Hábitos alimentares, dieta, idade: o sistema imunológico atua de forma distinta ao longo das fases da vida, Sexo, Genética. Estresse físico e psicológico e situações específicas como, por exemplo, longa exposição a baixas temperaturas, cotidiano cansativo, má alimentação, sono de baixa qualidade afetam negativamente o sistema imunológico. O cérebro possui componentes endócrinos que liberam hormônios como o cortisol, que preparam o organismo para enfrentar situações de estresse metabólico, físico e/ou psicológico. Estas substâncias também agem como mensageiros cerebrais para a regulação do sistema imunológico. Quando vivemos uma situação de estresse crônico, por exemplo, haverá um estímulo para a liberação excessiva desses hormônios. Isso faz com que ocorra um desequilíbrio na resposta imunológica, podendo levar a uma maior suscetibilidade a infecções e doenças inflamatórias.

Exposição a micro-organismos patogênicos: locais fechados e com grandes concentrações de pessoas, como transportes públicos e crianças em escolas e creches, assim como hábitos de higiene ruins, como não lavar bem as mãos e os alimentos, são as principais formas de exposição a patógenos. Imunizações/ Vacinas.

Estado hormonal: um fator que diminui a função do sistema imunológico, que afeta especialmente as mulheres, é a diminuição da produção dos hormônios na fase da menopausa, podendo deixar as mulheres mais suscetíveis às infecções. Fumo/álcool. Prática de exercícios físicos

Como se desenvolve o nosso sistema imunológico ao longo das fases da vida? Na gestação

A gestação é um fenômeno muito importante para o corpo humano no desenvolvimento do sistema imunológico. O bebê, ainda na barriga da mãe, recebe pela placenta substâncias chamadas de imunoglobulinas (IgA, IgG) que são fundamentais para que o recém-nascido desenvolva suas defesas naturais, que conferem proteção contra os agentes que causam infecção durante os primeiros meses de sua vida.

Dos primeiros meses de vida à infância

Nos primeiros meses de vida, o recém-nascido ainda possui barreiras de defesa imaturas e pouco eficazes na proteção contra micro-organismos. Por isso, o aleitamento materno é muito importante, pois principalmente por meio da secreção inicial do leite materno, chamado colostro, são transportadas substâncias que também ajudam no desenvolvimento adequado da microbiota intestinal e na proteção contra agentes estranhos que possam invadir o intestino e o sistema respiratório do bebê, além de fornecer os nutrientes necessários nos primeiros meses de vida.

À medida que os bebês se desenvolvem, os anticorpos fornecidos pela mãe são, aos poucos, substituídos pelos anticorpos adquiridos por meio das vacinas e por aqueles produzidos pelo próprio bebê.

As crianças, quando entram em contato com diversos ambientes, são expostas a agentes estranhos que estimulam seu sistema imunológico a produzir novos anticorpos, amadurecendo o sistema de defesa da criança para estar mais preparado contra possíveis infecções.

Fase Adulta

O pico da função imunológica acontece na adolescência, mantendo-se estável nos adultos saudáveis e diminuindo nas fases mais avançadas da vida. Com o envelhecimento, as defesas imunológicas podem ficar enfraquecidas.

Outro fator que diminui a função do sistema imunológico, que afeta especialmente as mulheres, é a diminuição da produção dos hormônios na fase da menopausa, podendo deixar as mulheres mais suscetíveis às infecções.

Envelhecimento

Com o envelhecimento, nossas defesas imunológicas ficam mais enfraquecidas. Essa diminuição da eficiência do sistema imunológico devido à idade ocorre tanto por uma alteração das próprias células de defesa de nosso corpo, quanto por carências nutricionais decorrentes do processo de envelhecimento, que podem implicar em sérias conseqüências para os idosos quando não acompanhadas e controladas. Idosos são a população que mais corre risco de pegar gripe e de sofrer de infecções com complicações. Nesta fase da vida estes indivíduos tornam-se mais propensos a infecções oportunistas, como a gripe durante o inverno.

 

Fonte:http://jornalpequeno.com.br

 

********************************************************************************************

A 4Life é detentora da patente de uma das maiores descobertas em medicina alternativa: OS FATORES DE TRANSFERÊNCIA, moléculas extraídas do colostro bovino e da gema do ovo e que trabalham diretamente no sistema imunológico.

O produto recomendado abaixo não tem a intenção de curar, nem substituir tratamentos médicos, mas sim aumentar as defesas do seu sistema imunológico em até 283%, é o único no mercado que faz isso com eficácia! Com os Fatores de Transferência, você estará trazendo de volta a inteligência e balanço do seu sistema imunológico, que envelhece com o passar do tempo, ou mesmo jovem, por influência de fatores externos, como: Poluição, má alimentação, vida sedentária e outros, fazem com que seu sistema imunológico perca a capacidade de defender seu organismo como deveria. No Menu acima você tem mais informações sobre O QUE SÃO OS FATORES DE TRANSFERÊNCIA.

trifactor

Para quem vive fora do Brasil clique no botão abaixo para comprar AGORA! Ao clicar você será direcionado para minha loja virtual que está configurada para os Estados Unidos, na loja você poderá buscar pela bandeira do seu país(exceto Brasil).

botao_como_comprar_brasil

 

 

 

 

 

Principais Benefícios

• Educa, melhora e equilibra o sistema imunológico com a Fórmula Tri-Factor exclusivo

• Aumenta a atividade das células NK de um * comprovado 283%

• Tem o maior conteúdo de Transfer Factor e NanoFactor por cápsula de 300 miligramas

Apoio Diário ao Sistema Imunológico

Dentro do seu corpo há um incrível mecanismo de proteção chamado Sistema Imunológico. Ele é composto por uma complexa rede de órgãos e células. Ele funciona como fundamento de toda sua saúde e bem estar, trabalhando ininterruptamente em milhares de maneiras para dar suporte às funções saudáveis do seu corpo.

4Life Transfer Factor® Tri-Factor® Formula é um suplemento de ponta na ciência nutricional e discutido como o mais avançado suporte do sistema Imunológico disponível atualmente. Ele é formulado com o poderoso extrato de Fatores de Transferência – moléculas minúsculas que são capazes de transmitir informações imunológicas de um ser vivo para outro, como acontecem com as mães ao amamentarem seus bebês.

4Life®Transfer Factor Classic contém Transfer Factor XF, nosso ingrediente original que proporciona um excelente suporte imunológico.

Comments

comments

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta