Coma um pouco de tudo e de tudo um pouco

 

Nós somos o que comemos, por essa razão devemos nos preocupar com nossa alimentação, que deve ser equilibrada, balanceada, em qualquer época de nossas vidas. O melhor remédio para se manter uma boa saúde é a alimentação, aliada a bons hábitos como por exemplo, a prática regular de uma atividade física.

Mas o que significa uma alimentação balanceada?

Significa compor nossa dieta com alimentos certos, nas quantidades adequadas. Isso é mais simples do que parece; quanto mais variada for a nossa dieta diária, mais supridos estaremos de todos nutrientes que nosso organismo necessita para manter nossa saúde e bem-estar. Uma dieta balanceada deve ser fonte dos macro e micronutrientes que o organismo necessita.

Quais são os nutrientes essenciais ao funcionamento do organismo?

Os nutrientes essenciais ao organismo são classificados em cinco grupos: proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e sais minerais. Outros componentes da alimentação que não são digeridos ou totalmente metabolizados são as fibras, pectinas e gomas.

As proteínas, presentes nas carnes, nas leguminosas (feijão, amendoim, ervilha, lentinha e soja), no leite e seus derivados e nas sementes (castanhas, nozes etc.), são os alimentos construtores. São necessárias para a construção e manutenção dos tecidos orgânicos, formação de enzimas, hormônios e vários líquidos e secreções corpóreas e preservação do sistema de defesa.

Os carboidratos e os lipídeos são os alimentos energéticos. Os carboidratos, sob a forma de glicose, frutose, sacarose, maltose, lactose, amido, entre outras, são a maior fonte de energia para o organismo. A glicose é indispensável para manter a integridade funcional do tecido nervoso e, sob circunstâncias normais, é a única fonte de energia para o cérebro. A presença de carboidratos é necessária ao metabolismo normal das gorduras. Estão presentes no arroz, massas, leite, frutas etc.

Os lipídeos (óleos e gorduras) constituem fonte de energia mais concentrada que a dos carboidratos e das proteínas. Além disso, uma vez transformados em tecidos adiposo, são uma forma de armazenamento de energia. Os lipídeos são veículos de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e podem ser encontrados no creme de leite, manteiga, toucinho, óleos etc.

As frutas e verduras, são os alimentos reguladores e são as maiores fontes de vitaminas e sais minerais. Possuem nutrientes essenciais a diversas funções do organismo, como por exemplo as suas reações metabólicas.

Dicas para uma alimentação saudável.

Para o bom aproveitamento desta indicação de consumo de alimentos, vale a pena seguir dicas muito importantes:

  • Faça no mínimo 3 refeições diárias em horários fixos; se necessário, nos intervalos, coma uma fruta ou tome um suco ou um iogurte;
  • Coma devagar e mastigue bens o alimentos; isso favorece a digestão;
  • Só a proteína animal é capaz de fornecer ao corpo todos os aminoácidos que o organismo não consegue produzir; as carnes são as melhores fontes de vitamina B12 e Ferro. Prefira as carnes magras (frango e peixe são boas opções);
  • Prefira as verduras que possam ser consumidas cruas.
  • Coma diariamente vegetais de folhas escuras (couve, mostarda, catalonha, agrião, espinafre etc.) e vegetais de cor amarelo-alaranjados (cenoura, abóbora, beterraba). Esses são fontes importantes de Vitamina A entre outros micronutrientes.
  • Coma frutas com a casca (aquelas que sejam possíveis);
  • Consuma ao menos uma fruta cítrica por dia (laranja, abacaxi, tangerina, caju etc.). Elas são fontes de Vitamina C, que além de ajudar o organismo a se tornar mais resistente a infecções, aumenta a absorção do Ferro vindo da proteína animal da dieta (carne), ajudando na prevenção de Anemia Ferropriva.
  • Consuma fibras, pois além de facilitar o trânsito dos alimentos no intestino, trazem entre outros benefícios a diminuição da absorção do colesterol;
  • Massas e pães são fontes energéticas importantes, mas não abuse nas quantidades; lembre-se: comer um pouco de tudo e de tudo um pouco. Prefira os pães integrais, pois são nutritivos e também ricos em fibras e vitaminas do complexo B, que mantêm os níveis de energia no organismo e deixam os olhos brilhantes e a pele macia.
  • Evite o consumo de frituras e durante as preparações alimentares, prefira os óleos ricos em gordura poliinsaturada (ex.: óleo de canola, girassol e milho). Usar azeite de oliva na salada é recomendável, pois é rico em gordura monoinsaturada; esses óleos ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares.
  • Beba muita água durante o dia, no mínimo 8 copos. Pode abusar dos chás de ervas; esses podem ser consumidos sem açúcar ou com adoçantes (edulcorantes) hipocalóricos.
  • Prepare todos os alimentos com bastante higiene. Frutas e verduras devem ser bem levadas.
  • Por fim, prepare todos os alimentos com muito carinho, dando sempre um toque especial no visual, o que torna os pratos mais apetitosos. Um prato gostoso e agradável de se apreciar aumenta a produção de sucos digestivos que facilitam a digestão.

Fonte: http://emedix.uol.com.br

********************************************************************************

Para aqueles que não gostam de frutas e verduras ou que não comem a quantidade diária suficiente, a 4Life tem um produto altamente recomendado para suprir a falta desses minerais, vitaminas e nutrientes provenientes das verduras, legumes e frutas, se chama BOUNTIFUL HARVEST pertence a linha verde da 4Life. Veja mais detalhes abaixo:

Bountiful Harvest® Plus

BOUNTIFUL HARVEST PLUS

$ 32.95

NÃO DISPONÍVEL NO BRASIL – Ao clicar em comprar no botão abaixo, você será direcionado para minha LOJA VIRTUAL. Dentro da loja, no topo a direita você pode trocar a bandeira para o país onde você vive e verificar se o produto está disponível em seu país, a 4Life entrega onde você estiver, desde que tenha a bandeira do seu país.

clique

Descrição: Suporte diário de nutrientes das plantas.

Suporte Principal: Apoio Secundário Geral de Bem-Estar : Antioxidante, multivitamínico e minerais , sistema imunitário

Características:

• Fornece vitaminas concentrados , minerais e outros fitonutrientes
• Contém concentrados de algas azuis verdes e spirulina
• Contém propriedades alcalinizantes que ajudam a equilibrar o pH

Detalhes

Bountiful Harvest Plus é uma fonte de suporte nutricional diária. É formulado com misturas originais de alimentos integrais que contribuem para uma dieta saudável e obter de volta à saúde em geral. Concentrados espinafre, aspargos, cenouras , pepinos , pimentos , linhaça, algas azuis-verdes , spirulina e outros alimentos completos ricos em nutrientes e as plantas se combinam para fortalecer o seu corpo uma excelente fonte de fitonutrientes , vitaminas e minerais essenciais em sua forma complexa e biologica . Uma mistura de equilíbrio de pH a partir de alimentos alcalinos e os ingredientes que ajudam a manter o equilíbrio da base de PH .

Comments

comments

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.