Beneficios do arroz preto!

arroz_preto

Além de melhorar a saúde do coração, a versão preta do grão ajuda a emagrecer.

Hoje preparei pela primeira vez, o arroz preto que comí na casa de uma amiga a primeira vez, achei delicioso e resolví agregar ao cardápio. Então fui pesquisar mais a fundo sobre este grão e seus benefícios:

Se no Brasil ele ainda não é tão conhecido, na China ele é cultivado há mais de quatro mil anos. Em terras chinesas, o arroz preto era conhecido como “arroz proibido” porque era consumido somente pelo Imperador e produzido pelos seus súditos. Com fama de produto afrodisíaco e exótico, os benefícios do arroz preto compõem uma lista extensa. A partir da década de 80, a China intensificou a produção desse grão que tem um leve aroma de castanha e é considerado uma iguaria na Europa e nos Estados Unidos. A nutróloga Ana Luisa Vilela, da Clínica Slim Form explica porque a versão negra do tão conhecido arroz é boa para a saúde.

Arroz preto: propriedades

Rico em ferro, o arroz preto possui 20% a mais de proteína que a versão branca, além de possuir maior quantidade de fibras. “Ele é riquíssimo em antocianinas, que melhoram a saúde do coração. Também ajuda a prevenir reações alérgicas respiratórias como asma e rinite por suprimir a ação da histamina, a substância que é a grande responsável por essas reações alérgicas”, explica Ana Luisa. Por ser rico em proteínas, o arroz preto contribui para a regeneração. Além de todos esses benefícios para a saúde, a versão preta do arroz ajuda a emagrecer. “Como possui grande quantidade de fibra, o grão proporciona sensação de saciedade, ajuda a queimar calorias e regula o funcionamento do intestino”, completa a nutróloga.

Diferença entre arroz preto e branco

O arroz preto tem oito vezes a quantidade de polifenóis do arroz branco Crédito: Shutterstock

O grão é escuro porque é integral e conserva a película que o envolve. Essa “capa” dá um aroma e sabor diferente. “A versão preta possui gosto mais exótico e marcante, é usada por diversos chefs”, diz Ana Luisa. Segundo a especialista, a cada 100g do grão encontram-se 20% a mais de proteína e oito vezes a quantidade de polifenóis em comparação com o arroz branco. Cada 100g do arroz preto contém 4g de fibras, 332 calorias e 0,34 mg de vitamina B1.

 

 

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Comparação com o arroz integral

Segundo a nutrológa, considerando as propriedades de ambos, o arroz preto é melhor que o integral porque possui maior quantidade de fibras que ajudam na regulação do intestino, de magnésio que é responsável pela fixação de cálcio nos ossos, mais proteínas e menos calorias. “A vantagem do arroz integral está na reposição de energia, graças à quantidade de carboidratos (77,5 g) que é maior se comparada ao do arroz preto (72 g)”, completa Ana Luisa.

Receita com arroz preto

Depois de descobrir todos os benefícios desse grão milenar, que tal experimentar o arroz preto em uma deliciosa receita? Experimente o sabor diferente da versão negra do tradicional arroz em um prato que leva manjericão e tomate!

Fonte: http://www.bolsademulher.com

Se você está interessado em emagrecer de maneirq natural, conheça a linha vermelha da 4Life direcionada para atletas, amantes de exercícios e também para perda de peso. Ao clicar na imagem abaixo, você será redirecionado para minha loja virtual que está nos Estados Unidos. Para comprar em outros países(menos no Brasil) basta buscar a bandeira do seu país no topo da loja à direita.

Linha Vermelha 4Life

Alguns dos produtos acima estão disponíveis no Brasil, clique AQUI e veja quais são:

 

Comments

comments

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.