Veja 6 doenças que podem ser causadas pela obesidade e saiba como se proteger

A obesidade ocorre quando a pessoa possui IMC igual ou superior a 35 kg/m² e é uma doença que contribui para o desenvolvimento de outros problemas, como diabetes, problemas respiratórios e ataques cardíacos. Para se proteger é preciso travar as suas causas que envolvem um estilo de vida sedentário e a má alimentação.

As consequências da obesidade na infância e na adolescência são ainda mais graves, pois a criança ou o adolescente encontram-se em fase de crescimento, podendo afetar o desenvolvimento e diminuir os anos de vida.

As doenças que podem ser causadas pela obesidade são:

1. Doenças cardiovasculares

O excesso de gordura acumulada nas artérias pode levar ao aparecimento de hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e ataque cardíaco. Além disso, pode contribuir para o aumento dos triglicerídeos e do colesterol e para o desenvolvimento ou agravamento de varizes.

2. Complicações metabólicas

O excesso de peso contribui para um maior risco de desenvolver diabetes mellitus tipo 2 e gota.

3. Problemas respiratórios

Geralmente o paciente obeso devido à grande quantidade de gordura tem dificuldade em respirar e fica cansado facilmente e, pode apresentar apneia de sono.

4. Complicações no aparelho urinário e reprodutor

A mulher obesa pode ter amenorreia, que é a ausência da menstruação, produção excessiva de pelos no queixo, costas e barriga e até mau funcionamento dos rins. No homem é comum o surgimento de incontinência urinária de esforço e infertilidade.

5. Desgaste dos ossos e articulações

O excesso de peso pode levar ao desgaste precoce das articulações da coluna, dos joelhos e tornozelos, havendo maior risco de desenvolver hérnias e maior chance de quedas e fraturas.

6. Surgimento de câncer

A má alimentação leva ao aumento do risco de desenvolver, no homem, câncer colo-retal e câncer da próstata e, na mulher, câncer de mama, do endométrio, do ovário e das vias biliares.

Os indivíduos com obesidade mórbida, que é quando tem IMC igual ou superior a 40, têm ainda maior risco de desenvolver estes problemas de saúde e por em risco a vida.

Complicações da obesidade

Complicações da obesidade

Consequências psicológicas e sociais da obesidade

Devido ao excesso de peso, a pessoa obesa tem tendência a isolar-se dos colegas e amigos pois tem baixa auto-estima, permanecendo muito tempo em casa sem conviver com familiares.

Além disso, por vezes, a pessoa com obesidade sofre de discriminação na rua e no trabalho por parte dos outros indivíduos, tendo maior dificuldade em arranjar um emprego, por exemplo.

Em casos mais graves, a pessoa com obesidade pode sofrer de depressão e pode ter que tomar remédios para ajudar a diminuir o peso e a curar a depressão.

Como se proteger das complicações da obesidade

A melhor forma de se proteger das complicações da obesidade é perder peso. O emagrecimento deve ser feito de forma gradual para que não ocorram alterações na saúde devido à falta de nutrientes, devendo ser sempre acompanhado por um nutricionista.

Praticar atividade física pelo menos 3 vezes por semana também é essencial para ajudar na perda de peso e para prevenir doenças cardiovasculares. Pequenas caminhadas de meia hora ou exercícios como bicicleta e hidroginástica já trazem benefícios para a saúde e ajudam a prevenir as doenças ligadas à obesidade.

Além disso, é essencial o acompanhamento com o cardiologista e o clínico geral, para que as alterações no organismo sejam acompanhadas e as doenças sejam detectadas ainda no início, aumentando as chances de sucesso do tratamento.

Matéria reproduzida do site: http://www.tuasaude.com

PACOTE DE LIMPEZA E DESINTOXICAÇÃO, EM 10 DIAS VOCÊ ESTARÁ NOVINHO E PREPARADO PARA COMEÇAR UMA DIETA COM RESULTADOS!!

Antes de começar qualquer dieta, é extremamente recomendado que você faça uma limpeza de cólon e desintoxicação do seu organismo. A 4Life desenvolveu um pacote de produtos 100% naturais, que te ajudarão neste processo rumo a uma vida mais saudável. Uma limpeza de 10 dias de maneira natural e eficaz que limpará seu intestino e também eliminará os parasitas que estão “estacionados” nele e que normalmente é a causa de sua dor de cabeça, mau humor, barriga inchada, pele sem brilho, preguiça entre outros males. Em 10 dias você se sentirá novo em folha! FIBRE SYSTEM, TEA 4LIFE, ALOEVERA e SUPER DETOX. Conheça o PROGRAMA 1 clicando abaixo:

kit-limpeza

Comments

comments

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.