O homem-árvore

Não, não estamos falando de mais um super-herói, muito menos de uma revolucionária campanha socio-ecológica, estamos falando do pescador indonésio Dede Koswara de 37 anos. Ele sofre de uma estranha doença que deforma seu corpo há 20 anos, fazendo com que ele tenha o aspecto de uma árvore. Dede foi apelidado de “Homem-Árvore” pelos habitantes de sua localidade.

tree-man-2

Segundo o Blog da Globo Rural, a trágica situação de Dede começou quando ele tinha 15 anos.

Acidentalmente, sofreu um corte no joelho e a partir de então, sua perna começou a ser tomada por uma estranha camada que mais parecia uma casca de árvore. Com o tempo, a doença foi se espalhando e seu corpo ficou praticamente coberto por “galhos”. Dede foi demitido do emprego, pois estava inapto para trabalhar. Sua mulher acabou por deixá-lo e ele teve que cuidar dos filhos. Para sobreviver e ganhar o pão de cada dia, foi obrigado a ser uma atração em um circo.

Desesperado, não conseguia obter respostas para seu problema de saúde. Nenhum dos médicos sabia responder o que ele tinha e como tratá-lo. O caso chegou até o canal científico de televisão Discovery, que fez um documentário sobre o assunto. A história chamou a atenção do renomado dermatologista norte-americano Dr. Anthony Gaspari, da Universidade de Maryland. Depois de alguns testes, o médico concluiu que a doença foi causada pelo vírus HPV, que se desenvolveu de uma forma completamente diferente do que nos outros humanos, pois Dede possui uma falha genética gravíssima: seu sistema imunológico praticamente não existe. “Tecnicamente é como se ele fosse um paciente com AIDS em estado terminal”, explica o Dr. Gaspari.

tree-man-surgery 

Os médicos decidiram operá-lo e administrar doses diárias de uma droga sintética, para combater a enfermidade. “Seu corpo jamais será normal, mas após a cirurgia e o tratamento, ele terá uma vida mais digna e poderá executar suas tarefas diárias”, afirma Gaspari.

Fonte: Blog da Globo Rural

Comments

comments

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta