Autora propõe física quântica para eliminar problemas cotidianos

A americana Natalie Reid lança “A Física do Sucesso – 5 passos que podem mudar sua vida” fala sobre livro em entrevista exclusiva:

 

A norte-americana Natalie Reid é psicóloga com 30 anos de experiência. Mas foi quando uniu sua formação ao interesse por física quântica que chegou à conclusão de que qualquer problema cotidiano – seja em relacionamentos, trabalho, dinheiro, saúde…_ pode ser resolvido com apenas cinco passos. São eles: 1) assumir a responsabilidade; 2) investigar e eliminar; 3) projetar e criar; 4) observar e dar forma; 5) dar sentido e fazer a diferença.

 

Foto: Divulgação

A autora e psicóloga norte-americana Natalie Reid

É disso que ela trata no livro “A Física do Sucesso – 5 passos que podem mudar sua vida” (editora Nova Era), onde esmiúça como as teorias da física quântica, que influenciaram a ciência moderna, podem ter impacto no desenrolar da vida cotidiana. Especializada em estudos que investigam a conexão entre mente e corpo, ela explica por que acredita que transformamos em realidade tudo aquilo que o subconsciente acredita ser verdadeiro.

“Eu fragmentei o processo em cinco passos para tornar fácil a compreensão. O sucesso está disponível para todos. Não existe uma receita única e o que eu apresento é apenas um jeito que eu sei que funciona, embora signifique desistir de jogos destrutivos ou papéis que você tenha investido emocionalmente e que te prejudicam”, disse a autora, que mora em São Francisco, Califórnia, de onde deu essa entrevista exclusiva por e-mail para o Delas.

Delas: Como as teorias da física quântica podem influenciar o curso da vida de alguém?
Natalie: A física quântica explica como a vida funciona – então se as teorias não influenciarem a sua vida, elas irão ao menos explicá-la.

Delas: Você não teve receio de assustar os leitores ao falar de física quântica, tema considerado complicado?
Natalie: Eu não sou cientista, apesar de ter estudado física quântica para poder fazer o livro. Escrevi de forma que todo mundo pudesse entender, porque o propósito da obra é ajudar as pessoas. Não existem fórmulas matemáticas e o aspecto estatístico da física quântica, que acho chato e tedioso, não é mencionado. Acredito que se todo mundo entendesse como o mundo funciona no nível subatômico, poderíamos criar uma vida com mais sucesso, significado e diversão. E pensei, em seguida, que se pudesse espalhar essa informação, aqueles que apreciassem a informação em particular e a forma como é apresentada, seriam atraídos.

Delas: Em que momento você percebeu que a física quântica poderia auxiliar as pessoas a ter uma vida de sucesso?
Natalie: Comecei a aprender sobre física quântica nos anos 90. Um tempo depois, minha irmã me disse que ela havia adorado o filme: “What the Bleep Do We Know?!” (“Quem Somos Nós?” – título no Brasil). Quando eu vi o filme, fiquei desapontada porque ele não mostrou como efetivamente usar os fatos da física quântica para melhorar a vida. Procurei por um livro que tratasse desse tema para dar à minha irmã e como não encontrei, resolvi escrever um.

Delas: Se para ter uma vida bem sucedida é necessário cinco passos (como você esmiúça na obra), por que ainda existe tanta gente infeliz?
Natalie: A maioria das pessoas não se dá conta da influência que tem em direcionar o curso de suas próprias vidas. O que ocorre é que frequentemente elas se sentem vítimas. O que o livro faz é mostrar uma saída para essa experiência de se colocar como vítima, para então a pessoa se sentir mais capacitada.

Delas: Você diz que mudar aspectos do cotidiano depende de você. E quando uma resposta depende de outra pessoa ou circunstância? Não é arriscado fazer essa afirmação?
Natalie: Não é um risco dizer isso, porque a sua vida nunca depende de circunstâncias ou de outra pessoa integralmente. A física quântica prova que você verdadeiramente cria a sua própria realidade. O livro explica como você está fazendo isso e mostra como mudar as circunstâncias se a sua vida não está da maneira que você gosta.

Delas: As ferramentas necessárias para colocar o método em prática são pensamento, atitude e sentimento. Você acha que nos dias de hoje as pessoas têm mais dificuldade de se conhecerem e, consequentemente, conhecer as suas potencialidades?
Natalie: Nada é realmente difícil. É que a maioria das pessoas não percebe como pensamento, atitude e sentimento se encaixam – e esse fato acontece, porque isso não é ensinado em lugar nenhum.

Delas: Você chegou a testar a eficácia das técnicas do livro antes de publicá-lo?
Natalie: Com certeza! Eu venho usando as técnicas durante muitos anos e as vejo funcionar para muitas e muitas pessoas. Conto também várias histórias de sucesso no meu site www.aquatumlife.com

Delas: No livro, você ensina técnicas de meditação. Como a meditação pode transformar a realidade de alguém?
Natalie: Os benefícios da meditação já foram documentados em vários lugares e existem diferentes formas de meditação. O método que eu uso e ensino é chamado “Guided Imagery Meditation” e é parte do processo que você pode usar para mudar a sua vida. Não é nada difícil de fazer, mesmo que você nunca tenha meditado antes.

Delas: Você tem 30 anos de experiência em psicologia. Quais são as maiores queixas do ser humano nos dias de hoje?
Natalie: Todo mundo tem uma reclamação diferente, mas eu acredito que a raiz de qualquer problema é o sentimento de impotência. Se você for ensinado como ter poder em sua própria vida, como fazer as coisas melhorarem tanto para você, quanto para aqueles a quem ama, você certamente embarcará no processo. Infelizmente, entretanto, existem pessoas que honestamente preferem sofrer e reclamar e ainda tentam fazer com que outros se sintam mal.

Delas: Em relação ao ser humano, qual foi a descoberta mais curiosa que você já fez?
Natalie: Não há uma descoberta só. O que eu percebi é que embora o ser humano seja único e seus detalhes particulares podem ser, portanto, diferentes, temas subjacentes reaparecem cada vez mais. É por isso que os exemplos são tão poderosos – as pessoas se relacionam com eles, se identificam.

Delas: Por que você acha que os livros de auto-ajuda fazem tanto sucesso?
Natalie: Acho que a maioria das pessoas quer aprender e crescer, tornar as suas vidas melhores, daí o interesse.

Delas: Você conhece o Brasil? Já havia imaginado que seu livro pudesse ser trazido para cá?
Natalie: Eu não conheço o Brasil, mas conheci alguns brasileiros. Acho que é um país lindo e espiritual. Eu estou mais que lisonjeada em saber que vocês terão acesso ao livro.

Delas: Você acredita mesmo que exista uma receita para o sucesso ou ele é uma dádiva para poucos?
Natalie: O sucesso está disponível para todos. Não existe uma receita única e o que eu apresento é apenas um jeito que eu sei que funciona. E não é nem difícil de se conseguir, embora signifique desistir de jogos destrutivos ou papéis que você tenha investido emocionalmente – papéis que não estejam te ajudando. É sua escolha, embora uma vida de sucesso seja seu direito de nascença, como ser humano.

 

Fonte: http://delas.ig.com.br

Comments

comments

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta